Lista de políticas ativas
Nome | Tipo | Anuência de usuário |
---|---|---|
Política de uso e convivência no Moodle | Política do site | Usuários autenticados |
Gamificação | Política do site | Usuários autenticados |
Resumo
Para garantir um Moodle harmonioso e produtivo, é fundamental seguir diretrizes de uso e convivência que promovam a colaboração e o respeito mútuo entre todos os participantes.
Como usuários desta plataforma, é importante mantermos uma conduta ética e responsável, respeitando os direitos autorais, a privacidade dos colegas e as normas estabelecidas pela instituição.
Devemos nos engajar de forma ativa e construtiva nas atividades propostas, participando de discussões de forma respeitosa e contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo.
Além disso, é essencial estar atento aos prazos e cronogramas estabelecidos, cumprindo com as obrigações acadêmicas de forma pontual e responsável.
Ao seguirmos essas orientações, podemos garantir uma experiência de ensino e aprendizagem enriquecedora e satisfatória para todos os envolvidos no Moodle.
Política completa
Diretrizes para Uso e Convivência no Moodle:
Respeito Mútuo:
Todos os participantes devem interagir de forma respeitosa e cortês, evitando qualquer forma de linguagem ofensiva, discriminatória ou prejudicial.
Colaboração:
Encorajamos a colaboração entre os participantes, incentivando a troca de ideias, experiências e recursos para enriquecer o aprendizado de todos.
Participação Ativa:
Os participantes são incentivados a contribuir de forma ativa nas atividades propostas, participando de discussões, compartilhando conhecimentos e auxiliando os colegas sempre que possível.
Originalidade e Honestidade:
Todo o trabalho submetido deve ser original e refletir o esforço individual do participante. É proibida qualquer forma de plágio ou cópia não autorizada de material de terceiros.
Respeito aos Direitos Autorais:
Os participantes devem respeitar os direitos autorais de terceiros, citando adequadamente todas as fontes utilizadas em seus trabalhos e evitando o uso não autorizado de material protegido.
Privacidade:
Respeitamos a privacidade de todos os participantes. Portanto, é proibida a divulgação de informações pessoais de colegas sem consentimento prévio.
Cumprimento de Prazos:
É responsabilidade de cada participante cumprir com os prazos estabelecidos para a entrega de trabalhos, participação em atividades e interações no ambiente virtual.
Resolução de Conflitos:
Em caso de conflitos ou mal-entendidos, os participantes são incentivados a buscar a resolução de forma construtiva e diplomática, buscando sempre o diálogo e o entendimento mútuo.
Cumprimento das Normas Institucionais:
Todas as atividades realizadas no Moodle devem estar em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos pela instituição de ensino.
Ao aderir a estas diretrizes, promovemos um ambiente virtual colaborativo, respeitoso e propício ao aprendizado e desenvolvimento de todos os envolvidos.
E-mail da EGEP/RJ: eadegeprj@planejamento.rj.gov.br
Resumo
A Gamificação
Política completa
A Escola de Gestão Pública do Estado do Rio de Janeiro (EGEP/RJ) está trazendo a gamificação para o Ambiente Virtual de Aprendizagem!
Com essa abordagem inovadora, iremos utilizar elementos de jogos para engajar, motivar e promover o seu aprendizado.
Ao incorporar elementos como pontos, níveis, rankings, desafios e recompensas nas atividades de ensino, a EGEP/RJ entende que o processo de aprendizagem se tornará mais interativo, dinâmico e divertido.
Esperamos que você desenvolva habilidades como colaboração, resolução de problemas e tomada de decisões, proporcionando uma experiência de aprendizado envolvente e significativa.
Toda pessoa cadastrada em nosso Moodle participa da gamificação, basta se matricular em um de nossos Cursos e realizar as atividades!
Os Pontos
Conforme seu progresso em nossos Cursos, Certificações e Trilhas, você acumula pontos.
Ao concluir uma atividade dentro de um Curso, receberá uma pontuação. E ao finalizar uma Certificação ou Trilha, receberá emblemas ou troféus, que também somam pontos.
PROGRESSO |
PONTOS |
Atividade Concluída |
+ 100 pontos |
Certificação Finalizada |
+ 2000 pontos |
Trilha Finalizada |
+ 2000 pontos |
Critérios de Pontuação
A depender da atividade proposta, será preciso visualizar, marcar manualmente como concluída, realizar ou entregar para ganhar pontos com a conclusão das atividades nos Cursos.
Enquanto que para ganhar os pontos por finalização de Certificações e Trilhas, bem como os emblemas e troféus correspondentes, você deverá cumprir todas as atividades obrigatórias propostas.
A pontuação é atribuída automaticamente pelo Moodle de acordo com os critérios de conclusão das atividades propostas nos Cursos. Essa atribuição funciona de maneira independente, sem relação com notas de avaliação.
Ou seja, os pontos são ganhos pela participação nas atividades, mas a nota para aprovação em um Curso é dada pelo professor e se dá pelo desempenho em atividades avaliativas.
No caso de Cursos ou Certificações presenciais, a EGEP/RJ poderá estabelecer critérios específicos de pontuação, como, por exemplo, comparecer a todos os dias do evento para marcar as atividades como completas e ganhar os pontos.
Quadros de Pontuação
Os pontos conquistados poderão ser acumulados nas áreas de Curso, Certificação, Trilha e na área geral.
O Quadro Geral soma todos os pontos ganhos no Moodle da EGEP.
Já no Quadro da Trilha, são somados os pontos ganhos apenas nos Cursos e Certificações que fazem parte daquela área de conhecimento.
O Quadro da Certificação, por sua vez, somará a pontuação dos cursos que a compõem.
Por exemplo, a Certificação em Docência mostrará em seu quadro os pontos ganhos no Curso de Docência na Modalidade de Educação Presencial e no Curso de Docência na Modalidade de Educação a Distância.
Por fim, também no Quadro do Curso haverá o somatório da pontuação adquirida com a conclusão das atividades propostas.
O detalhamento sobre a pontuação de cada quadro pode ser facilmente conferida, acessando a área de Informações do Jogador.
Selos, Emblemas e Troféus
Os selos, emblemas e troféus representam as suas conquistas.
Através deles, a EGEP/RJ simboliza o reconhecimento por todo o seu esforço durante o período de aprendizagem.
Você recebe um selo quando conclui sua participação em um seminário, oficina ou Curso oferecido pela EGEP/RJ. Ele ficará disponível no Moodle junto ao seu Certificado de Participação em formato PDF, além de ser possível compartilhar essa conquista nas suas redes sociais.
Já o emblema é recebido quando completa-se uma Certificação, e o troféu quando finalizada uma Trilha. Ambos ficam disponibilizados no Moodle, e você pode conferir essas conquistas na área de Informações do Jogador, acessada pelo quadro geral, na Página Inicial do Moodle EGEP.
É possível, assim, verificar informações detalhadas sobre cada emblema ou troféu conquistado.
Emblemas e troféus também conferem pontuação. Essa pontuação extra pode impulsionar sua posição nas classificações!
Os Níveis
No quadro geral, além da classificação pelo número de pontos, temos também a classificação por nível.
Como visto nos Critérios de Pontuação, os pontos são adquiridos de diversas formas. Esses pontos são acumulados, e quando atingida a pontuação máxima daquele nível, avança para o próximo.
Por exemplo: se você está no nível 1, precisando de 4.000 pontos para fechar o nível e, então, finaliza dois Cursos, recebendo 500 pontos pelas atividades concluídas. Com a finalização desses cursos, finaliza também uma Certificação, e ganha mais 2000 pontos pelo emblema. Ficaria faltando, assim, acumular mais 1500 pontos para avançar para o nível 2.
A pontuação é cumulativa, ou seja, um novo nível sempre inicia com a quantidade de pontos que encerrou o nível anterior.
Conforme avança nos níveis, será preciso que você acumule cada vez mais pontos para chegar ao próximo, podendo alcançar o nível máximo, o nível 10, quando acumulados mais de 80 mil pontos.
NÍVEL | PONTOS |
0 | 0 até 2.000 |
1 | 2.000 até 4.000 |
2 | 4.000 até 6.500 |
3 | 6.500 até 9.000 |
4 | 9.000 até 16.000 |
5 | 16.000 até 26.000 |
6 | 26.000 até 37.000 |
7 | 37.000 até 49.000 |
8 | 49.000 até 63.000 |
9 | 63.000 até 80.000 |
10 | 80.000 + |
Avatar
O avatar, que é a imagem virtual do participante, também fará parte da gamificação da EGEP!
Selecionar o personagem com quem mais se identifica, para o representar na plataforma. Será esta representação que aparecerá nos quadros de pontuação e que te identificará nos rankings.
Ao chegar no Moodle EGEP, você ainda não tem um avatar. Para escolher um, basta clicar na imagem da silhueta no Quadro Geral.
De início, não são todos os avatares que estão disponíveis para escolha. Aqueles que estiverem disponíveis estarão coloridos. Já os cinzas são aqueles indisponíveis, que serão liberados conforme você avança pelos níveis. |
Se o personagem que você deseja está disponível, basta clicar! Agora ele estará representando a sua imagem virtual no Moodle.
Mas caso ele ainda não esteja disponível, basta descansar a seta do mouse sobre o avatar desejado para saber em que nível ele será desbloqueado. E, então, busque os pontos para avançar de nível!
O avatar poderá ser alterado a qualquer momento, seguindo esses mesmos passos.
Rankings
Temos ainda na nossa Gamificação a classificação dos alunos em rankings. Há um ranking geral, e um ranking para cada Trilha, Certificação e Curso.
Quanto mais pontos acumulados, mais alta será sua classificação no ranking. Todos aqueles cadastrados no Moodle têm acesso a classificação geral, acessada pelo Quadro Geral na Página Inicial.
Na lista de classificação apenas os pontos são visualizados por todos, ficando a informação de nível restrita apenas ao próprio participante, em seu quadro.
Quanto à classificação nos demais rankings, poderá ser visualizada somente por seus participantes.
Sendo assim, a classificação da Certificação em Inovação na Gestão Pública, por exemplo, poderá ser acessada apenas pelos participantes da mesma; enquanto isso, a classificação do Curso de Inovação na Gestão Pública I, será acessada apenas por seus próprios participantes e não por todos da Certificação, que incluiria os alunos do Curso de Inovação na Gestão Pública II.
Caso ainda tenha alguma dúvida com relação a nossa Gamificação, fique à vontade para mandar um e-mail para a equipe da Escola de Gestão Pública!