O Novembro Azul é uma campanha de conscientização voltada para a prevenção do câncer de próstata e a promoção da saúde masculina, ocorrendo ao longo de todo o mês de novembro.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Esta glândula fica localizada bem abaixo da bexiga e, junto com as vesículas seminais, tem papel fundamental na produção de esperma.
PREVENÇÃO
O diagnóstico precoce é determinante para a cura. Ainda que não observem sintomas, é indicado que homens a partir dos 50 anos, sem fatores de risco, devem procurar um médico urologista para realizar o exame de toque retal.
O exame permite que o médico avalie alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Através do toque retal, somente pela identificação de alteração da próstata, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados.
Há, no entanto, alguns fatores de risco que implicam que aqueles que os apresentarem procurem o urologista ainda aos seus 45 anos.
FATORES DE RISCO
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade.
A fase inicial do câncer de próstata é silenciosa, não apresentando sintomas de alerta. Os sintomas aparecem quando o tumor se encontra já em fase avançada. Dessa forma, o diagnóstico fica dificultado, bem como a cura.
SINTOMAS
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos, sendo ainda o tipo mais comum.
Diante disso, a prevenção e a detecção precoce são decisivas para salvar vidas. Assim como uma luz de alerta no painel do carro, essa campanha sinaliza a importância do cuidado rotineiro dos homens com a sua saúde.
E ainda que o diagnóstico precoce seja o ideal para o combate ao câncer de próstata, nunca é tarde para buscar ajuda. Por isso, fique atento aos sinais que o corpo envia.
CONCLUSÃO
A campanha do Novembro Azul funciona como um farol, orientando os homens a se informarem sobre a realização de exames preventivos e a importância do autocuidado.
Nesse sentido, a EGEP/RJ se dedica a sensibilizar sobre a relevância do diagnóstico precoce, rompendo tabus e incentivando a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Priorize sua saúde e mantenha-se informado. A detecção precoce é fundamental!