Caros servidores(as),
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ relembra os acontecimentos de Stonewall e celebra o Dia da Libertação LGBT, marcando um ponto de virada na busca por seus direitos.
Mais precisamente, essa data remontada à madrugada do dia 28 de junho de 1969, quando a polícia nova-iorquina fez uma batida no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village. Esse bar era muito frequentado pela comunidade LGBTQIA+ e sofria batidas frequentes. No entanto, naquela noite, os frequentadores do bar resistiram à violência policial, resultando em confrontos que duraram mais de quatros dias.
Os protestos de Stonewall se tornaram um símbolo da luta contra a opressão e a discriminação enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+. O único lugar seguro para o público até então, tornou-se o epicentro da marcha do orgulho no ano seguinte, quando 10 mil pessoas se reuniram para celebrar o aniversário da rebelião. Desde então, 28 de junho se tornou uma data emblemática para celebrar a diversidade, promover a igualdade e lutar contra a discriminação de pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo.
Vale lembrar que, apesar dos progressos significativos nas últimas décadas, a comunidade ainda enfrenta muitos desafios. A celebração do orgulho é, portanto, tanto uma comemoração das conquistas quanto um firme chamado ao respeito e ao combate incansável à discriminação. Afinal, o respeito começa por você e por cada um de nós.