Prezados(as) servidores(as),
A celebração anual do Dia dos Pais remonta aos Estados Unidos, e mais especificamente ao início do século XX (1910). A data, que foi celebrada no terceiro domingo de junho, tinha como objetivo valorizar a imagem paterna para além de uma fonte provedora, como também uma base na criação genuína de seus filhos.
Mas porque é o terceiro domingo de junho?
Porque a primeira celebração foi de Luise Smart, que era filha de um agricultor chamado William Jackson, que lutou na Guerra Civil em 1862 e criou os filhos sozinho após a morte da esposa. Por isso, ela buscava prestigiá-lo, pois para Louise, ele era o seu herói. William fazia aniversário em 19 de junho, coincidindo com o terceiro domingo do mês, e após essa homenagem, o evento se disseminou como uma tradição.
Este dia é celebrado em mais de 10 países, incluindo o Brasil. A data chegou até nós apenas 43 anos depois (1953). No entanto, ganhou força e hoje é uma das tradições mais importantes na formação da consciência familiar brasileira. Afinal, ela nos convida a refletir sobre o papel dos pais na vida em família.
O legado do Dia dos Pais para seus filhos vai além de uma simples celebração. Ele representa o reconhecimento do amor, da dedicação e do exemplo que os pais deixam para suas famílias. Celebrar essa data é reforçar a importância do papel paterno e garantir que os valores e ensinamentos transmitidos pelos pais sejam lembrados e perpetuados ao longo do tempo.
Feliz Dia dos Pais!